​​

 

EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS

BRASIL

 __________________________________________________________

Educação Sem Fronteiras (ESF) é um projeto educativo da Comunidade Rural Casa do Caminho (CRCC) com o propósito de fornecer as melhores ferramentas para uma educação alternativa a estudantes das escolas públicas e da comunidade rural de Xerém, Rio de Janeiro, Brasil. ESF trabalha em uma região rural, onde a maioria dos moradores são de poucos recursos econômicos, as crianças e adolescentes não tem as mesmas oportunidades educativas que na cidade, e muitas vezes largam a escola sem oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

ESF procura estimular o conhecimento dos alunos por meio de cursos educativos, artísticos e culturais, através de nosso programa de voluntariado internacional.

A educação não formal não deve ser vista como algum tipo de proposta contra ou alternativa a educação formal, ela não deve ser definida pelo o que não é, mas sim pelo o que ela é: um espaço concreto de formação com aprendizagem de saberes para a vida de coletivo.

 


Objetivos

__________________________

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, possibilitando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, através de atividades sócio educativas, culturais e/ou esportivas.
  • Contribuir e apoiar para o melhoramento educativo dos estudantes das escolas públicas com cursos de informática, línguas estrangeiras, artes e  ecologia.
  • Desenvolver atividades agrícolas e de educação ambientais em nossa Comunidade Verde.

 


 

Educadores Sociais

­

Os Educadores Sociais são voluntários de todas as  partes do mundo que fazem uma mudança da vida das crianças, jovens e adultos da comunidade rural.

Tem como objetivo fazer uma melhoria nas condições de vida das comunidades, melhorarem o desempenho nas escolas, das crianças e jovens participantes, dar importância no resgate da memória local e re ativarem a vida artística e cultural da região.

Você pode fazer uma diferença na vida de cada um das pessoas que são beneficiadas por o projeto.



Nossos Programas

1.    Educação Sem Fronteiras nas escolas públicas

2.    Centro Cultural

3.    Comunidade Verde

 

______________________________________________________________________________________

 



1.     Educação Sem Fronteiras nas escolas públicas.Trabalhamos junto com as escolas públicas da região rural para desenvolver cursos educativos que possam fornecer a educação dos alunos com os seguintes cursos:

 
​·       
  • Curso de línguas estrangeiras.O curso de língua inglesa e espanhola tem como objetivo familiarizar a criança como a língua estrangeira, despertando o interesse e a curiosidade do aluno para essa língua. Assim, os alunos vão participar de jogos, atividades musicais, dramatizações e trabalhos manuais que ajudam a criança a compreender e experimentar o inglês.
  • Curso de Artes.O curso de Artes tem como finalidade incentivar e desenvolver o potencial  criativo do aluno por meio do desenho, da pintura, e suas técnicas aplicadas, visando contribuir para o desenvolvimento social e intelectual da criança, pelo convívio em grupo com liberdade de expressar suas aptidões artísticas.
  • Informática.Este curso é destinado aos alunos que desejam entrar no mundo da informática. O curso é criado especialmente para o público jovem de 8 até 14 anos, com o objetivo de proporcionar conhecimento em informática, ensinando os principais recursos da informática, com atenção, se possivel, aos recursos da internet além de buscar reforçar os conteúdos adquiridos na escola.

 

 

 

 

2.    Centro Cultural.O Centro Cultural da Casa do Caminho inicia atividades para desenvolver as atividades artísticas e culturais com a comunidade rural vizinha da Casa do Caminho, todas as atividades se desenvolvem no sitio da ONG. Oferecemos cursos de Atividade Esportiva e Recreação, Hockey, Arte Reciclagem, Circo, Violão, Percussão e Capoeria. Todas as aulas são feitas por nossa equipa de voluntários brasileiros e internacionais.


3.     Comunidade Verde. A Comunidade Verde da Casa do Caminho é um espaço  de cultivo orgânico e de criação de animais de granja que tem como objetivo ensinar os jovens da comunidade rural o processo da plantação orgânica e criação de animais, além de lhes mostrar os cuidados necessários para a produção de doces,  pimentas e compotas.