verde

 

Esse Projeto será desenvolvido na Sede da Instituição, localizada na Estrada Rio de Areia, 28 – Xerém – Duque de Caxias.

 

Será dividido em diversas oficinas que serão realizadas com a participação de voluntários brasileiros e estrangeiros.

 

Serão oferecidas as seguintes Oficinas:

 

01-        Recreativas e esportivas;

 

            02 -     Arte e culinária;

 

            03 -     Agro-ecológica / Criação de animais de granja.

 

01-        RECREATIVAS e ESPORTIVAS:

 

Essa oficina tem o intuito de educar brincando, ela será desenvolvida por professores de Educação Física que ensinarão jogos esportivos e brincadeiras à crianças e jovens.

 

Será realizada na quadra coberta da instituição.

 

02 -     ARTE e CULINÁRIA:

 

ARTE - Essa oficina será desenvolvida com a realização de trabalhos manuais e artesanais onde as instrutoras estarão ensinando: a fabricação de tapetes*; desenhando, pintando e colando.

 

CULINÁRIA – Nessa oficina, as crianças auxiliarão a ralar o aipim*, a misturar a mexer a massa para o bolo, a ralar o mamão verde e o coco, quando então a instrutora utilizará o material preparado para cozinhar, assar e servir após estar pronto.

 

*Observação: De acordo com a disponibilidade do material, a oficina a ser realizada poderá ser a de culinária ou a de artes.

 

03 -     AGRO-ECOLÓGICA / CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE GRANJA

 

           

 

‘Criança Verde’ tem o objetivo de ensinar à crianças e jovens, através de aulas práticas e teóricas sobre os cuidados que devem ser realizados na horta, nas plantações e nas criações.

 

Colheita: Nessas aulas eles auxiliarão, quando houver, a colher, frutas, aipim, inhame, etc. Após a colheita, ela será preparada e deglutida na hora do lanche.

 

Cuidados necessários: As crianças auxiliarão a realizar a limpeza de canteiros, e das plantações. Aprenderão sobre o que devem fazer para tornar a terra mais produtiva. Como fazer uma sementeira colocando sementes e adubo na terra. Auxiliarão a irrigar a horta e a realizar os demais cuidados necessários às plantações.

 

Darão alimentação às galinhas, auxiliarão a fazer o ninho delas e, quando houver, colherão ovos para serem deglutidos no lanche.

 

Darão alimentação aos porcos.

 

‘Criança Verde’ tem o intuito de mostrar na prática e na teoría o trato que deve ser realizado numa granja para que o pequeno agricultor possa de maneira completamente orgânica ter uma produção para sua própria subsistência e a da sua família.

 

A Comunidade Rural Casa do Caminho receberá todas as semanas uma de quatro escolas da região rural de Xerém. A cada semana uma dessas escolas virá à nossa instituição trazendo o máximo de ‘50’(cinquenta) crianças e jovens para participarem dessas oficinas que demorarão de 60 à 120 minutos casa. As crianças poderão participar então de duas dessas oficinas no mesmo dia.

 

Uma apresentação das atividades será realizada na chegada, quando todos escolherão em quais atividades irão participar.

 

Conforme o número de crianças, solicitamos que as escolas enviem um número adequado de professores para acompanharem os instrutores durante a execução das oficinas.

. verde3